sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

O Pré-Aquecimento Vocal

O que é pré-aquecimento vocal?

É, como o nome já diz, um aquecimento prévio da voz ou simplesmente a preparação da voz para o seu uso por um tempo prolongado e intenso.

Podemos aquecer nossa voz através de sons que irão "massagear" nossas pregas vocais (que são músculos) que como todo músculo precisam ser preparadas e aquecidas antes de serem utilizadas na sua plenitude.

Lembrem-se que este pré aquecimento pode (e deve) ser feito não só pelos cantores mas também por todos os profissionais da voz, ou seja, todas as pessoas que trabalham falando.

EXERCÍCIO 1:

1) Inspire (armazenando o ar na região abdominal, como vocês já aprenderam) até que a barriga esteja repleta de ar.

2) Agora solte o ar aos pouco utilizando o som:

Prrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr......

Observe que neste exercício a língua deve vibrar bastante!!!! Caso a sua língua não vibre e você esteja forçando para emitir este som, PARE! Pois estará fazendo da forma errada. Entre em contato comigo se surgir alguma dúvida, certo?

Mas se você conseguiu emitir o som com a vibração constante da língua, repita este exercício todos os dias pelo menos durante 10 minutos.

Se for cantar em uma apresentação ou videokê ou ensaiar com sua banda por muito tempo, pré-aqueça sua voz durante 20 minutos (no mínimo) antes de começar a cantar.

Pode-se também utilizar outras consoantes que possibilitarão o mesmo efeito como, por exemplo, o som:

Trrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr...

Como se você fosse imitar o som do telefone ( TRRRRRIM!!!), mas lembrando de prolongar bastante os erres (RRRR...) até acabar o ar.

EXERCÍCIO 2:

Depois de já haver treinado bastante e já estar emitindo os sons PRRRR... e TRRRR... Sem falhas ou interrupções, vamos repetir o exercício anterior com uma diferença:

No final de cada som iremos acrescentar as vogais A,E,I,O,U.

Exemplo1:

PrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrÁ!!!!
PrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrÉ!!!!
PrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrÍ!!!!
PrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrÓ!!!!
PrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrÚ!!!!

Exemplo2:
TrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrÁ!!!!
TrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrÉ!!!!
TrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrÍ!!!!
TrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrÓ!!!!
TrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrÚ!!!!

IMPORTANTE!!!

Assim como nos exemplos acima, o som que você estiver produzindo para pré-aquecer, deverá estar no mesmo volume, intensidade e tom.

***NÃO BRINQUE COM ESTE EXERCÍCIO FAZENDO SONS MUITO AGUDOS, MUITO GRAVES OU MISTURANDO OS DOIS TONS.***

Repita os exercício SEMPRE no seu tom natural.

Como fazer para identificar o seu tom natural?
É simples, o seu tom natural é aquele que você emite sem
"forçar a garganta", é um som natural que sai sem esforço nenhum, como se você estivesse falando.

Se você não conseguiu fazer estes exercícios até acabar o ar armazenado (sem utilizar o ar de reserva, certo???), ou seja, você começou bem mas no meio do exercício o som falhou,

Pare! Respire fundo por 3 vezes, relaxe um pouco e só então recomece.

É muito comum, no início, não conseguirmos emitir estes sons até o final, pois trata-se de sons que nós não estamos habituados a produzir, mas com o treino diário, fica cada vez mais fácil, acreditem!!!

10 dicas para um bom ensaio vocal


O ensaio deve fazer parte da rotina de todo ministério de música. Algumas pessoas tem uma visão fantasiosa a respeito dos músicos de sucesso supervalorizando a questão da INSPIRAÇÃO. Mas qualquer músico que se esforça para oferecer o melhor em seu ministério sabe que inspiração é importante, mas TRANSPIRAÇÃO é fundamental.

O ensaio é a hora da transpiração, de dedicar tempo e atenção para que a música na casa de Deus seja feita com qualidade. Já ouvi muitos comentários do tipo: "Nós ensaiamos tanto mas nada dá certo!" Talvez o ensaio não esteja sendo feito de forma eficaz e foi pensando nisto que resolvi indicar alguns caminhos para que você chegue no ponto que deseja. Vamos juntos!

1. REGULARIDADE - Procure fazer ensaios constantes, no mínimo uma vez por semana, isto é importante para integração musical e comunhão do grupo.

2. TEMPO - Uma duração ideal para um bom ensaio deve ser em torno de duas horas. É difícil conseguir resultados reais em menos tempo, se você quiser fazer um ensaio mais longo dê um pequeno intervalo para água e descanso, precisamos lembrar que a voz é um instrumento delicado.

3. PRESENÇA - A presença no ensaio deve se tornar obrigatória, não é justo que o grupo todo ensaie e no momento da ministração seja prejudicado por um "penetra" não é ?

4. ESTRUTURA - É importante ter um local específico para ensaio, um lugar quieto onde o grupo possa ter um pouco de privacidade. O ensaio vocal deve ser sempre acompanhado por um instrumento harmônico ( teclado, piano, violão, guitarra) que garanta a afinação do grupo.

5. ORAÇÃO - É verdade que ensaio é ensaio, não é hora de estudo bíblico e nem de orações sem fim, mas é importante orar no início do ensaio. Quando estamos trabalhando na obra muitas lutas se levantam precisamos lembrar que não é contra carne nem sangue que devemos guerrear. Efésios 6:10-18.

6. AQUECIMENTO - Pense na voz como parte de seu organismo. Quando você abre os olhos de manhã, logo pula da cama e sai correndo pelo quarteirão para se exercitar ??? Claro que não! Da mesma forma a voz precisa se espreguiçar, precisa acordar, precisa aquecer. Exercícios de relaxamento, de respiração e alguns vocalizes tem esta função na técnica vocal. O grupo, ou alguém do grupo, precisa investir em uma boa aula de técnica vocal.

7. MATERIAL VISUAL - Todo material escrito ajuda na memorização. Se souber escreva os arranjos, se não souber, registre ao menos a letra e acordes do cântico e distribua cópias. Peça que as pessoas anotem o que está sendo combinado: onde abrir voz, variações de dinâmica, repetições, etc.

8. MATERIAL AUDITIVO - Se você vai ensaiar músicas já registradas em Cd, leve a gravação para que todos ouçam o arranjo original. O desenvolvimento da percepção musical é imprescindível para o bom cantor.

9. ORGANIZAÇÃO - O ensaio precisa ter direcionamento, é bom que o repertório e o roteiro do ensaio estejam pré-definidos. A equipe deve ser agrupada com alguma lógica: homens e mulheres, por naipes (sopranos, contralto, tenor, baixo), ou da maneira que você achar melhor, mas faça desta divisão algo automático na cabeça do grupo.

10. PERSEVERANÇA - Tenha paciência e não desista. O ensaio é uma semeadura, nem sempre colhemos os frutos instantaneamente, mas o nosso trabalho não é vão no Senhor!!!
                                                                                                                            Fonte: Ronaldo Bezera

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

.Oração do Artista.

Senhor!Tu que és o maior dos artistas,fonte das mais belas
inspirações abençoa o meu talento e as minhas obras.
Maravilhoso é o dom que me deste na louvada missão servi-te
com alegria,e de exercer o meu trabalho com amor e dedicação.
Por isso,agradeço-te por permanecerdes sempre comigo.
Mesmo incompreendido ou diante de desafios,quero
sustentar em minha vocação a energia de vencer e realizar meus
projetos no imenso cenário da vida.
Dá-me equilíbrio entre a razão e a emoção, humildade e
sabedoria para me aperfeiçoar.
Inspira-me ó Mestre,a criaçao do novo e do belo.
Protege, também, todos os artistas em suas carreiras e gêneros.
Fazei com que minhas obras contribuam para a construção de teu
Reino e que eu prospere seguindo teus desígnios, pelos caminhos gloriosos da arte.
Amém!

Música expressa mistério do amor entre Deus e homem, diz Papa

O Papa recebeu nesta manhã os participantes do 36º Congresso Internacional promovido pela Federação Internacional dos Pueri Cantores, que iniciou na terça-feira, 28, e segue até dia 1º de janeiro, em Roma, com o tema Deus Caritas Est (Deus é Amor).

Durante a audiência na Sala Paulo VI, Bento XVI recordou aos jovens as palavras de Santo Agostinho - "Cantar é uma expressão de alegria e [...] amor" (Sermões 34, 1) -, enfatizando:

"À medida que dais louvores a Deus, dais voz ao natural desejo de todo o ser humano de glorificá-Lo com canções de amor. É difícil encontrar palavras para expressar a alegria do encontro amoroso da alma com Deus, mas a música é capaz de expressar algo sobre o mistério do Seu amor por nós e do nosso por Ele".

O Pontífice pediu que cada um sempre recorde que o canto é um serviço a Deus, uma espécie de duplo louvor que é dado a Ele.

"É um serviço para os outros adoradores, ajudando a levar seus corações e mentes à oração. E é um serviço para toda a Igreja, antecipação da liturgia celeste na qual os coros dos anjos e dos santos unem-se em um canto sem fim de amor e louvor", ressaltou.

Ao final da audiência, o Santo Padre fez saudações em oito línguas: inglês, italiano, francês, alemão, espanhol, português, polonês e ucraniano.

Fonte: cancaonova.com

Entrevista com Ricardo Sá

Qual é a importância da música católica na evangelização dos novos tempos?

A música tem a importância como um veículo de fácil acesso ao coração das pessoas. Quantas vezes cada um de nós se surpreendeu com uma música registrada dentro de nós de uma maneira passiva. Quantas vezes você canta uma música de que nem gosta, mas que não sai da sua cabeça. A música tem a característica de penetrar em nossa alma. Só isso bastaria para explicar que, – quando ela tem o seu conteúdo evangelizador explícito –, é um meio de comunicação fundamental para a evangelização dos tempos de agora.

O que rege a qualidade de uma música católica?

Está tudo fundamentado na pessoa: ela é a base da música. Eu digo isso baseado no fato de que nós estamos no momento em que o nosso testemunho pessoal é mais importante que qualquer canção que possamos cantar. Por isso, não coloco a música no “topo” desta coisa toda, mas o músico, o evangelizador, e a qualidade de vida dele como cristão, como seguidor de Nosso Senhor. O mundo anda confuso por uma falta de referência. Se não nos tornamos referência daquilo que nós cantamos ou da luta de viver o que nós cantamos, estamos “nos apunhalando” pelas próprias mãos. Quem faz a música católica é o católico.

Que tipo de formação um músico católico deve buscar?

Penso que podemos levar em conta alguns pontos. Em primeiro lugar, uma formação que faça o músico ter uma experiência da Igreja, ou seja, que esteja ligado a um grupo de oração, de jovens, a uma pastoral ou à paróquia. Se isso não acontece, pode ser perigoso ou até mesmo deformador. Esse ministro [de música] é enviado por alguém, ele vai em nome de alguém, e isso gera situações de muita formação.
Ele precisa também de formação profissional do que faz, e quanto mais conseguimos fazer isso da melhor maneira, tanto mais o exercício do ministério gera eficácia, mais do que eficiência. Estamos falando de evangelização e música. A unção, por exemplo, vem sempre do sobrenatural, assim a nossa parte é fazer tudo aquilo que podemos para nos capacitar. Mas como falamos de evangelização, precisamos ter como foco a eficácia dela. Eficácia diz respeito àquilo que funciona e eficiência àquilo que é sempre bem feito. Então vamos separar bem essas coisas, pois o nosso negócio não é música simplesmente, mas sim, evangelização.

Fonte: blog.cancaonova.com